É possível fazer implante e “sair” com os dentes no mesmo dia?

 

Em alguns casos, sim. É o que chamamos de “Carga Imediata”, ou seja, é colocada uma prótese – provisória ou definitiva – imediatamente à colocação do implante.Isso depende da qualidade do osso a ser implantado, do tipo de mordida que o paciente tem, da presença ou não de cistos e/ou infecções na região, entre outros.

 

Mas vamos entender como é feito o implante:

 

Os implantes são colocados nas regiões onde não há mais dentes. O cirurgião-dentista implantodontista é quem realiza a cirurgia de colocação de implantes, procedimento esse feito no próprio consultório. O implante é como um “parafuso”, rosqueado no osso do paciente. Após cerca de 4 meses, esse parafuso é “osseointegrado”, ou seja, é integrado, “colado” ao osso. É quando podemos dar início à confecção da prótese que será colocada sobre esse implante.

 

O que acontece mais frequentemente é a confecção de próteses provisórias imediatas (no mesmo dia em que se colocam os implantes) apoiadas ou não sobre o(s) implante(s) recém colocado(s), o que já favorece a manutenção da estética e da função mastigatória dos elementos implantados.  

 

 

 

 

Dra. Daniela Cristina Dal Colletto