Fazer clareamento pode ESTRAGAR ou ENFRAQUECER meus dentes?

 

Não. O procedimento realizado para clarear os dentes não os estraga, nem os enfraquece. Mas vamos entender um pouco mais como funciona esse tratamento:
 
É comum o consumo diário de alimentos que apresentam corantes, ou possuem uma pigmentação considerável. Além de alimentos, temperos e bebidas , podemos citar cigarros, goma de mascar e até colutórios (soluções antissépticas que utilizamos como complemento da higienização oral). Com o passar dos anos nossos dentes também vão pigmentando, deixando-os amarelados. O clareamento auxilia o retorno à cor natural dos nossos dentes, através de um “gel”, a base de peróxido (em geral, de carbamida ou de hidrogênio).

O clareamento pode ser feito em consultório ou em casa, pelo próprio paciente. O que diferencia é o tipo de procedimento e a concentração do gel utilizado.
 
O clareamento de consultório é realizado com a supervisão do cirurgião-dentista; como a concentração do gel utilizado é maior, para evitar danos às gengivas e às demais estruturas da cavidade oral, devem ser feitas barreiras para os protegerem.  É utilizada uma luz fria (led) ou laser para acelerar a ação do gel. O clareamento em consultório, em geral, é feito em 2 ou 3 sessões, de aproximadamente 60 minutos cada. 
 
O clareamento caseiro, como o próprio nome diz, é feito pelo próprio paciente. Através de uma moldeira de silicone individualizada, o paciente aplica o gel fornecido pelo dentista, geralmente em seringas de 3 ou 5 ml. A moldeira pode ser utilizada durante o dia ou à noite, enquanto o paciente dorme, já que o ideal é que o gel esteja em contato com os dentes por aproximadamente 5 horas contínuas por dia, dependendo do gel utilizado. O clareamento caseiro, em geral, tem duração de 10 a 15 dias. 
 
Durante o tratamento, sugerimos um maior controle sobre o consumo de produtos e alimentos que contenham corantes, como por exemplo: cigarros, vinhos, shoyo, sucos de uva, molho de tomate, refrigerantes, etc., para um resultado mais rápido e eficiente. 

 

 

O clareamento deixa os dentes mais SENSÍVEIS? Quem já tem sensibilidade, pode clarear os dentes?

 

Quando existe retração gengival e exposição dentinária é comum os dentes ficarem sensíveis, e nesse caso, durante o processo de clareamento, esse desconforto pode ser acentuado. Existem produtos indicados e técnicas específicas para prevenir essa sensibilidade, por isso o procedimento deve ser sempre supervisionado por um cirurgião-dentista.

Além disso, o uso excessivo de gel durante o clareamento caseiro pode ferir a gengiva ao redor dos dentes, pelo extravasamento do material durante o tratamento caseiro. O paciente é orientado quanto à quantidade de gel por dente, para prevenir esse tipo de incomodo. 
 
Mas o clareamento em si não gera dor, é seguro e pode ser feito com periodicidade, em geral, a cada 2 ou 3 anos, sem trazer prejuízo à saúde bucal.