ESTÉTICA DENTAL

 

Os dentes podem ser danificados em geral, pela presença de manchas, cáries ou fraturas. Sua recuperação é feita através de procedimentos diretos ou indiretos. Os procedimentos DIRETOS, ou seja, que são feitos geralmente em uma unica sessão, diretamente pelo Cirurgião-Dentista, são as chamadas RESTAURAÇÕES DIRETAS ou o que antigamente chamávamos de OBTURAÇÕES. Além de serem muito estéticas, permitem com que a mastigação adequada seja restabelecida rapidamente. 

 

Porém, em alguns casos, o procedimento deve ser INDIRETO, ou seja, o Cirurgião-Dentista juntamente com o protético, confeccionam uma peça sob medida. São as chamadas FACETAS CERÂMICAS, LENTES DE CONTATO e COROAS, confeccionadas em material altamente estético e resistente. 

 

A ESTETICA GENGIVAL acompanha diretamente a estética dental, pois delimita o contorno dos dentes. Sorrisos em que a gengiva fique muito exposta ("sorriso gengival") podem ser corrigidos por procedimentos como GENGIVECTOMIA, GENGIVOPLASTIA ou APLICAÇÃO DE BOTOX. Em outros casos, para corrigir esse contorno, pode ser indicado ENXERTO GENGIVAL. Todos esses procedimentos são realizados em nossa Clínica. 

 

FACETAS CERÂMICAS E LENTES DE CONTATO

 

São procedimentos utilizados para recuperar a face mais visivel do dente. A lente de contato é um tipo de faceta, utilizada principalmente para correção do formato e tamanho dos dentes, pois é extremamente fina e exite pouco desgaste dentário.

 

A lente de contato não é indicada para clarear os dentes, pois pela sua pouca espessura, torna-se transparente e portanto, reflete a cor do remanescente dental original. É recomendado fazer o CLAREAMENTO DENTAL antes desse procedimento. 

 

Já as facetas permitem um desgaste um pouco maior, e já são indicadas quando se faz necessário um maior branqueamento do elemento dental. 

 

 

 

CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO OU EM CONSULTÓRIO

 

Os dentes podem escurecer por diversos motivos, o que nos leva a indicar diferentes procedimentos para cada caso.

 

O uso frequente de substâncias de coloração muito intensa, como batom escuro, cigarro, refrigerante, café, vinho tinto ou alimentos como verduras de folhas escuras, molho de tomate, suco de uva, por exemplo, acumulam particulas desses pigmentos sobre a superficie dental, o que deixa os dentes uniformemente mais escuros, mais amarelados. Para esses casos, indicamos o clareamento dental feito com um gel clareador em concentrações variadas, que irá dissolver esses pigmentos, retornando o dente à sua cor original. Como o gel só dissolve os pigmentos, clarear os dentes dessa forma é um processo extremamente SEGURO, e não traz nenhum prejuízo à estrutura dental. Esse procedimento pode ser feito em casa ou no consultório; o resultado final é o mesmo. 

 

Dentes desvitalizados, ou seja, que foram submetidos a tratamento de canal ou que sofreram algum trauma, também é comum apresentarem uma coloração diferente dos demais dentes. Nesses casos, na maioria das vezes, optamos pelo mesmo clareamento dental, mas esse deve ser interno - o gel é colocado dentro do dente.  Esse procedimento só pode ser feito pelo Cirurgião-Dentista, em consultório. 

 

Outros casos ainda de perda de esmalte, má-formação dentária ou fluorose, em geral o restabelecimento da cor só poderá ser feito através de tratamentos restauradores à base de resina ou cerâmica, por exemplo, como as facetas e coroas. 

 

Perguntas e respostas sobre CLAREAMENTO DENTAL

 

 

 

RESTAURAÇÕES DIRETAS EM RESINA

 

As resinas são utilizadas para pequenas e médias reconstruções; são feitas geralmente em uma única sessão. São materiais resistentes e muito estéticos, mas exigem manutenção mais frequente pois costumam escurecer com o passar do tempo e de acordo com a frequência do uso de substancias pigmentadas. É um procedimento conservador, preservando a maior parte da estrutura dental saudável.