Comecei a utilizar uma prótese removível ('ponte' ou 'dentadura'). Como devo fazer para HIGIENIZÁ-LA?

 

A higienização da prótese removível - total ou parcial - deve ser feita sempre que escovar os dentes. Ou seja, sempre após as refeições e antes de dormir. Pode ser feita com a mesma escova que utilizamos para os dentes naturais, ou com escovas específicas para próteses. Porém, o ideal é que NÃO utilize creme dental, e sim sabonetes liquidos ou soluções antissépticas (sem álcool) para higiene oral. Isso porque o creme dental possui pequenas partículas abrasivas, o que com o passar do tempo, pode criar “ranhuras” na prótese e facilitar o acúmulo e desenvolvimento de placas bacterianas e fungos, por isso é recomendado também utilizar escovas com cerdas macias. O álcool presente em alguns colutórios resseca a estrutura da prótese, deixando-a mais friável e passível de fraturas. E por falar em fragilidade, você sabia que deixar a prótese “seca” pode enfraquece-la? Sempre que a prótese não estiver na boca, é necessário deixá-la submersa em água, num recipiente tampado. Principalmente à noite, quando muitas pessoas retiram-na para dormir.

 

 

Os GRAMPOS que retêm a prótese estragam ou DESGASTAM os dentes que os suportam?

 

Não. Os grampos das próteses parciais removíveis são projetados para encaixarem corretamente nos dentes; por isso que na maioria das vezes, torna-se necessário algum ajuste que deixe esses 'pilares' bem paralelos. Dessa forma, mesmo que a prótese removível esteja bem firme, não prejudicará os dentes que a suportam.  

 

Existe algum tipo de prótese parcial removível que NÃO utilize os GRAMPOS metálicos?

 

Embora a prótese parcial removível convencional, com uma armação metálica, seja um recurso seguro e mais econômico, em alguns casos seus grampos podem comprometer a estética. Existem algumas técnicas e materiais que trazem mais delicadeza e naturalidade ao sorriso do paciente portador de prótese removível, como por exemplo próteses sem grampo ou sobre implantes. Porém, cada caso deve ser tratado individualmente, pois cada recurso exige algumas condições mínimas para ser realizado. 
Quanto TEMPO dura uma prótese móvel?

 

Recomenda-se trocar a prótese móvel, seja ela total ou parcial, a cada 6 ou 7 anos. Isso porque existe um desgaste natural do material que, se não compensado, pode trazer prejuízos não só para a mastigação, mas podem surgir dores musculares ou cefaléias, além de comprometer a estética facial, dando um aspecto mais envelhecido ao rosto, e servir de depósito de bactérias e fungos, trazendo inúmeros problemas à saude bucal. Em alguns casos, recomenda-se fazer uma nova prótese antes desse tempo, caso haja perda de outros dentes ou ela não esteja bem adaptada. 
Minha prótese AMARELOU. É possível CLAREAR?

 

Em geral, as próteses removíveis são feitas de resina, um acrílico, que com o passar do tempo pode absorver os pigmentos contidos nos alimentos e substâncias que usamos diariamente. Alguns materiais são mais resistentes a esse escurecimento, como optar por dentes importados ou de uma qualidade superior, evitar escovar a prótese com substâncias abrasivas, usar produtos específicos que auxiliem na higiene da prótese, etc.
 
No caso de próteses FIXAS, unitárias (coroas ou facetas) ou múltiplas, feitas em resina exigem uma manutenção periódica, com limpeza e polimento feitos por dentista, mas em geral elas têm uma durabilidade inferior às confeccionadas em cerâmica. As próteses cerâmicas têm maior estabilidade quanto a desgaste e cor.